37

Raiva, não deixe a panela de pressão explodir

Hoje vamos adentrar em um terreno conhecido por muitas de nós: a raiva. Imagine aquele momento em que você sente como se estivesse segurando uma panela de pressão fervendo, pronta para explodir a qualquer instante. Essa é a sensação que a raiva pode nos trazer. Ela não surge do nada; é um sinal claro, que o corpo nos envia em forma de emoção, de que algo nos incomoda profundamente.

 

O que a Raiva quer te dizer?

A raiva libera uma energia quente no seu corpo. É um pedido do seu corpo para que você se posicione diante de alguma situação, ambiente ou pessoa. A função emocional da raiva é pró vida, para que você expresse o que se passa dentro de você. E existem dois caminhos: barrar aquilo que você não quer – estabelecendo um limite saudável –  ou, ir em busca da realização do que faz sentido para você.

 

Análise da Raiva:

O movimento da raiva é expansivo – uma energia quente que deseja ir para fora. Quando você abre espaço para expressá-la, de maneira construtiva, ela traz clareza, centramento e permite que você faça escolhas mais assertivas e coerentes para sua vida. Quando contida, torna-se uma bomba-relógio prestes a explodir. Por isso, é fundamental aprender a canalizá-la de maneira saudável.

 

Canalizando a Raiva:

A raiva, assim como qualquer outra emoção, surge a partir de uma necessidade de autorregulação do nosso corpo. Ao ser aceita, acolhida e direcionada positivamente, ela permite o retorno ao nosso equilíbrio corporal e emocional. Quando essa energia é bem canalizada e distribuída, o corpo consegue despressurizar, descarregar sem auto destruição e sem causar reflexos nocivos ao outro e ao ambiente. Quando não nos permitimos sentir raiva, essa energia que não pôde ser descarregada, fica bloqueada e implode a sua força vital.

 

Conclusão e Convite à Reflexão:

Da próxima vez que sentir raiva, lembre-se de que é uma emoção natural, mas que precisa ser expressa de forma saudável. Permita-se sentir e reconhecer sua raiva. Abra espaço no seu corpo para expressar e descarregar essa energia, deixando que ela flua livremente. Ao fazer isso, você estará transformando a raiva em algo positivo, onde todos são beneficiados.

Se esse conteúdo te gerou algum tipo de interesse te convido a me seguir no Instagram, para entender um pouco mais sobre meu trabalho com uma linha terapêutica com foco no olhar sobre o corpo. Me segue lá no @flavia.tavares.

Com compreensão e expressão, Flávia Tavares.

Outros Post Blog