QUEBRANDO O TABU... O QUE É POSSÍVEL, DEPOIS DO 50???

QUEBRANDO O TABU… O QUE É POSSÍVEL, DEPOIS DO 50???

O corpo envelhece sem a sua permissão, já a alma só envelhece se você der permissão.”

Autor desconhecido

“Qualquer idiota consegue ser jovem. É preciso muito talento para envelhecer.”

Millôr Fernandes

“Envelhecer é um processo extraordinário em que você se torna a pessoa que você sempre deveria ter sido.”

David Bowie

 

Se você ainda não chegou ou se já passou dos 50, pouco importa, pois o tabu de que ‘estou velha demais pra isso ou aquilo’ vai cair por terra nesse momento. Escolhi a série da Netflix ‘Grace and Frankie’ para me ajudar a puxar essa conversa, pois ela retrata a quebra tabus e os conflitos vividos na terceira idade, sendo um exemplo de que a vida pode ser recomeçada e reinventada, depois dos 50.

 

Grace e Frankie, Um pequeno resumo da história

Grace e Frankie não poderiam ser mais diferentes: a primeira é uma mulher vaidosa, elegante, preocupada com sua imagem e um pouco presunçosa, enquanto a segunda é uma hippie completamente good vibes, usa roupas largas, usa alucinógenos, acredita em todo tipo seitas alternativas e dá aula de pintura para ex-condenados.  O que elas têm em comum? Seus maridos: Robert e Sol são advogados e sócios há anos. Em um jantar inesperado, os dois revelam às esposas que são gays e que querem o divórcio para ficarem juntos! Já dá para imaginar o choque sentido por Grace e Frankie, né?

Duas mulheres de terceira idade tendo que lidar com o fato de que seus maridos estão apaixonados um pelo outro. Grace e Frankie decidem morar juntas na casa de praia, que era propriedade dos quatro. As duas querem fugir de seus maridos por motivos diferentes: Grace se sente humilhada e revoltada, especialmente por ter suportado por tantos anos um casamento sem amor com Robert; enquanto Frankie, por outro lado, está de coração partido, já que Sol era sua alma gêmea e seu melhor amigo. Entretanto, além da casa de praia, as duas passam a dividir os sentimentos advindos do divórcio, o que acaba criando uma amizade improvável e forte entre as duas.

 

DO LIMÃO, UMA LIMONADA

E o que essa série tem a ver com tudo isso? Justamente a postura que, mesmo aos tropeços e tristes, ambas as mulheres tiveram diante dos desafios que lhe foram impostos. Quando a vida te coloca diante de certas situações inesperadas e complexas, ela te obriga a lidar com elas, mas você pode escolher enfrentar de uma maneira positiva ou negativa.

Gracie e Frankie, ao se depararem com a situação que lhes foi apresentada,  poderiam ter sucumbido à depressão, escolhido a raiva e revolta ou o caminho da vingança. Mas não: resolveram encarar a realidade, vivenciar o processo de luto e reinventar suas vidas. E elas foram muito bem sucedidas por conta disso – tanto do ponto de vista emocional, quanto profissional.

 

A VIDA SOB A ÓTICA DA POSITIVIDADE

A Psicologia Positiva traz exatamente esse olhar, ou seja, diante de uma situação em que não podemos mudar os fatos, o que é possível fazer para aprender com eles e seguir em frente de forma leve e esperançosa?

A positividade abre diante de você um leque de infinitas possibilidades, onde você é convidada a descobrir e utilizar o seu potencial máximo e percebe a capacidade de se reinventar.

E assim elas seguem, Grace e Frankie, numa jornada pelo caminho do autoconhecimento, encarando questões sobre o envelhecimento e as limitações físicas do corpo, redescobrindo sua sexualidade e se abrindo ao romance depois dos 50 – despertando para os seus encantamentos e diferentes possibilidades. Elas aprendem a respeitar suas diferenças e muitas delas foram incorporadas como complementos importantes para o que lhes ‘faltava’.

Além de toda uma evolução pessoal, elas viram sócias em um novo negócio de sucesso, voltado para mulheres 50+. Ao sentir na pele as dificuldades enfrentadas, elas, novamente com o olhar positivo para a vida, criam um novo produto que promete revolucionar a vida de mulheres como elas: um lubrificante feminino feito a base de produtos naturais e, por isso, sem efeitos colaterais indesejados. Dessa forma, mulheres com mais de 50 anos, com uma vida sexualmente ativa, como elas, passaram a ter mais qualidade em seus relacionamentos íntimos.

 

ENTRANDO EM CONTATO E MUDANDO A SI MESMA

Mas tudo isso só foi possível, porque elas entraram em coMtato com si mesmas. Se entregaram a vivenciar suas emoções e a pensar ‘fora da caixinha’. A pressão cultural e social sempre dita regras onde, depois de uma certa idade, não se pode ou não se deve fazer isso ou aquilo, mas elas não se intimidaram com isso. Entenderam que precisavam ser questionadoras do que fazia ou não sentido para suas vidas e, assim, construir novas possibilidades.

O Método coMtato, desenvolvido por mim, foi estruturado com esse viés: um olhar para a positividade em todos os momentos da vida, onde a busca pelo seus significados e o foco na sua autenticidade são o mais importantes. A frase de Augusto Cury resume bem toda essa reflexão: “Se o tempo envelhecer o seu corpo, mas não envelhecer a sua emoção, você será sempre feliz.”

E eu encerro deixando uma reflexão: como você está escolhendo envelhecer? Lembre-se que pode ser desafiador, mas certamente é um processo que faz parte da vida e pode seguir te fazendo feliz! Faça as escolhas certas e viva uma vida muito + realizada depois do 50!

 

Outros Post Blog