Envelhecer, sem dúvida, é um processo desafiador, principalmente porque temos que encarar e aceitar as limitações que o avançar dos anos nos traz – muitas vezes sem dó nem piedade. Entretanto, ao colocar em perspectiva, podemos ampliar esse olhar e descobrir o quanto esse processo pode ser prazeroso e instigante.
Por exemplo, se por um lado ocorre um declínio na atenção, disposição, libido e em alguns aspectos da memória, por outro, existe mais assertividade na tomada de decisões que contam com as experiências e a sabedoria apreendidas ao longo da vida.
fatores de influência
O envelhecimento é um processo que se inicia no momento da nossa concepção e que atravessa as fases da infância, adolescência, adulta, velhice – estamos sempre envelhecendo, isso é um fato. É também um processo que sofre a influência de vários fatores biológicos, sociais, econômicos e psicológicos, que irão determinar a maneira como ele irá ocorrer. Esses fatores interferem e moldam o estilo de vida e as experiências de vida de cada um, o que torna o processo de envelhecimento totalmente heterogêneo, onde cada um terá a sua própria maneira de envelhecer.
tipos de envelhecimento
Mas, vamos entender um pouco mais sobre esse tema tão sensível e descobrir como caminhar com mais aceitação, leveza e autonomia. Existem 5 tipos de envelhecimento que são: cronológico, funcional, psicológico e social. E agora vamos entender melhor cada um deles.
envelhecimento cronológico
Trata-se da sua idade – a quantidade de tempo de vida desde o seu nascimento até o momento presente. É o tempo decorrente da passagem natural do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações metabólicas, como estresse oxidativo das células. É também um fator de risco primário para condições crônicas, mortalidade e quaisquer deficiências nas funções corporais, como audição e memória.
envelhecimento biológico
É o envelhecimento que ocorre à medida que você gradualmente acumula danos fisiológicos, ou seja, nas células e tecidos do seu corpo. A idade biológica difere da idade cronológica porque leva em consideração uma série de fatores além do dia em que você nasceu.
Para chegar ao número real vários fatores são incluídos: 1. Idade cronológica; 2. Genética (por exemplo, a rapidez com que as defesas antioxidantes do seu corpo entram em ação); 3. Estilo de vida; 4. Nutrição; 5. Doenças e outras condições.
Sua idade cronológica sempre será um número fácil de determinar, enquanto sua idade biológica depende de uma série de variáveis que podem mudar continuamente. A diferença entre as duas pode ser surpreendente.
envelhecimento funcional
Está relacionado a sua habilidade de “funcionar” no seu dia a dia, ou seja, de executar tarefas rotineiras, simples ou complexas, necessárias para uma vida independente e autônoma. Essas tarefas podem ser as mais básicas como tomar banho, se alimentar, se vestir, andar; ou instrumentais como usar o telefone, fazer compras, pagar contas, cozinhar, cuidar da casa, dirigir. E envelhecer mantendo a integridade desses aspectos é fundamental para manter a qualidade de vida.
envelhecimento psicológico
Está relacionado à idade cronológica e à capacidade de percepção, memória, aprendizagem que o indivíduo possui, bem como pela busca do sentido da vida e do autoconhecimento. O processo de autoconhecimento auxilia na superação dos conflitos do seu dia a dia e na harmonização com o mundo e consigo mesmo. Depende também da passagem do tempo, mas, sobretudo, do esforço pessoal contínuo na busca do autoconhecimento e do sentido da vida, o que lhe confere sabedoria de vida.
envelhecimento social
Esse tipo de envelhecimento está relacionado à avaliação de como o indivíduo desempenha seus papéis e como se comporta de acordo com sua idade, no meio em que se insere. E ainda, está totalmente relacionado com o nível social, econômico e cultural do indivíduo, que infelizmente, ainda sofre com a desigualdade.
Nesse contexto, as relações sociais na terceira idade são muito importantes. Muitas pessoas experimentam a solidão e a depressão na velhice. Isso pode ser a consequência de uma vida isolada ou devido à falta de laços próximos, resultando na incapacidade de participar ativamente de atividades em grupo.
MINHAS REFERÊNCIAS DE ENVELHECER
Envelhecer de uma maneira saudável, sempre foi algo muito presente na minha vida e uma busca pessoal. Convivi muito tempo com minhas bisavós, avós, avôs e tios, além dos meus pais, que hoje tem 90 e 86 anos, e todos com um histórico incrível em relação a todos os tipos de envelhecimento listados acima. Com cada um deles aprendi coisas particulares, mas a base era a mesma: a importância de ‘comer de tudo’ desde criança, o incentivo às artes em geral (leitura, música, história, pintura etc), cultivar relações saudáveis e respeitosas, o coMtato com a natureza, as responsabilidades cotidianas, o respeito ao coletivo e ao outro, a positividade e o principal, que envolve os demais, o amor, carinho e afeto.
O MÉTODO COMTATO
Quando decidi investir na multiplicação dessa prática de envelhecer de forma saudável, que sempre tive ao meu redor e aplico a mim mesma, eu criei o Método coMtato. Por meio dele, consigo levar para outras mulheres a conquista de uma vida + saudável, + feliz e + realizada depois dos 50.
Ele se baseia 5 pilares, inspirados e construídos com base nas minhas formações profissionais, em particular a Análise Psico Orgânica e Psicologia Biodinâmica, além de um somatório das minhas experiências e aprendizados ao longo da vida. Esses 5 pilares do Método coMtato são: Escuta do Corpo, Necessidades, Nutrição Integral, Relações Saudáveis e Vida Coerente.
O MÉTODO COMTATO E OS TIPOS DE ENVELHECIMENTO
Criar um relacionamento saudável com seu corpo aprendendo a escutá-lo, permite que você reconheça e atenda às suas necessidades, o que contribui, positivamente, para o processo de envelhecimento cronológico e biológico. Um corpo físico saudável pressupõe a escolha por uma alimentação saudável e é capaz de funcionar adequadamente dando conta das tarefas do cotidiano com energia, vitalidade, independência e autonomia, beneficiando o bom funcionamento da mente e o equilíbrio das emoções e, consequentemente, o envelhecimento funcional e psicológico. Isso corresponde ao terceiro pilar do Método coMtato, que é Nutrição Integral.
Corpo são e mente sã determinam a porta de entrada para as relações saudáveis, sejam elas pessoais, afetivas, familiares ou profissionais. E o alimento principal para o envelhecimento social com qualidade. É o que contempla o quarto pilar do meu Método coMtato – Relações Saudáveis.
Ao final você construiu uma vida coerente, que é o último pilar do meu Método coMtato, com o seu estilo e filosofia de vida. Tudo isso pode garantir um processo de envelhecimento saudável e que proporcione qualidade de vida.
VAMOS PRATICAR?
Pra fechar, deixo vocês com uma lista com 5 pontos importantes para cada tipo de envelhecimento, que merecem ser colocados em prática.
Envelhecimento Cronológico: praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana; optar por alimentação leve e saudável; evitar farinhas, doces e industrializados; manter hábitos de autocuidado para nutrir sua autoestima; dormir entre 6 a 8 horas por dia.
Envelhecimento Biológico: praticar atividade física ou esporte, tomar sol regularmente até às 10hs ou após 17hs, consumir bebida alcoólica com moderação, utilizar filtro solar, incluir alimentos que contenham vitamina C (laranja, kiwi, caju, acerola, abacaxi, morango, mamão).
Envelhecimento Funcional: praticar exercícios de respiração, alongamento, mobilidade e flexibilidade; fazer palavras cruzadas ou atividades que estimulem o seu cérebro; ler pelo menos 15 minutos por dia; desfrutar de momentos de descanso.
Envelhecimento Psicológico: fazer terapia; incluir a arte na sua vida: ouvir música, dançar, pintar, colorir, desenhar; cultivar momentos de lazer; aprender algo novo que te dê prazer; ter momentos de silêncio para ficar só com você.
Envelhecimento Social: manter amizades antigas e saudáveis, desenvolver um olhar para a positividade; participar de grupos que tenham objetivos comuns aos seus; fazer alguma coisa que faça você se sentir produtivo junto ao coletivo; praticar a coerência com os seus valores de vida.
Arregace as mangas e corra para uma vida 50+ plena e realizada!
Fontes consultadas:
http://www.observatorionacionaldoidoso.fiocruz.br/biblioteca/_artigos/197.pdf