Categorias
Método coMtato

VOCÊ PRECISA SER A SUA PRIORIDADE

Sabe aquilo que todo pai e mãe fala pro seu filho, na melhor das intenções, de “empresta o brinquedo pra sua amiguinha porque ela quer brincar com ele”?! Ou “se você fizer isso, vai deixar sua tia triste com você”?! Embora exista um movimento de ensinar a criança a ouvir o desejo das outras pessoas, o fato é que o foco nessas frases está exclusivamente no outro, em unicamente atender uma necessidade do outro o que não a ensina que ela é, sim, importante e que deve aprender a se escutar e a se posicionar ao longo de toda sua vida.

A análise psico orgânica, que é uma das minhas formações e a base do meu Método coMtato, tem como ponto de partida a necessidade, cujo atendimento é tão importante para realizar coisas na vida, sendo o que nos impulsiona a ir na direção dos nossos sonhos.

 

ENTENDENDO A PIRÂMIDE DE NECESSIDADES

Abraham H. Maslow, psicólogo americano e um dos precursores da Psicologia Positiva, apresenta sua pirâmide da hierarquia de necessidades, que mostra a ideia de que o ser humano busca satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. Ao longo da vida, nos deparamos com diferentes necessidades, sendo que cada uma delas influencia diretamente nossa motivação e nosso nível de realização. De acordo com essa teoria, o indivíduo direciona sua vida de acordo com as suas necessidades, que estão divididas em:

  • Fisiológicas:ar, água, comida, exercício, repouso, sexo e saúde;
  • Segurança:abrigo, estabilidade, segurança;
  • Social:sensação de pertencimento e acolhimento dentro de um grupo; relações saudáveis de amor, amizade, familiar, profissional
  • Estima:sentimentos de prestígio, aceitação, respeito, valorização e reconhecimento dentro dos seus grupo e autoestima;
  • Autorrealização:desenvolvimento, satisfação pessoal, autonomia, liberdade e realização.

Quando as necessidades de um nível são supridas, pode-se partir para o alcance das necessidades do próximo nível até atingir a autorrealização, que é o topo da pirâmide. A partir disso, você percebe como é importante valorizar e priorizar as suas necessidades, em todos os níveis?

A necessidade surge no momento em que chegamos ao mundo. Ao nascer, a primeira necessidade do bebê é respirar, e ele aprende a fazer, instintivamente. Desde então o bebê tem necessidades básicas de sobrevivência, onde ele precisa: ser nutrido, receber cuidados de higiene, ser protegido e acolhido, ou seja, suas necessidades precisam ser supridas pelo outro, pois ele ainda não é capaz de atender às suas próprias.

Conforme ele vai se desenvolvendo, outras necessidades surgem, como a de socializar, de se comunicar, de se expressar. Dependendo do ambiente em que ele vive, pode existir mais ou menos espaço para que sua expressão possa se manifestar. Ele começa a reconhecer o que gosta, o que não gosta, com o que e com quem sua energia se afina mais.

O importante aqui é perceber que, quanto maior liberdade de expressão ele tiver, mais contato com seu corpo e com suas necessidades ele vai desenvolver. A maneira com que essa fase é vivida, influenciará as experiências na vida adulta. Se, ao manifestar e expressar necessidades a criança é escutada e as mesmas são valorizadas e atendidas, logo o resultado é um adulto formado com equilíbrio e muito + realizado.

 

AUTO PRIORIZAÇÃO X PRIORIZAÇÃO DO OUTRO

O livro ‘Um minuto para mim’, de Spencer Johnson – leitura que eu indico muito – nos leva a refletir sobre como estamos priorizando nossas necessidades e os reflexos no nosso comportamento quando isso não ocorre. Ao não disponibilizar um tempo para fazermos as coisas que gostamos e que nos nutrem, surge o mal humor, a irritação, a impaciência, ou seja, um desequilíbrio evidente e nocivo que pode trazer consequências sérias para a sua saúde física, mental, emocional, energética e espiritual.

Um aspecto muito comum nessa questão toda é priorizar as necessidades do outro em detrimento das suas, mas isso te coloca como se não estivesse por inteiro na situação. Você já deve ter percebido isso, quando você ‘se engana’ achando que ‘está tudo bem’, mas, no fundo, sabe que não desejaria estar ali e nem fazendo nada daquilo, não é mesmo?!

Por trás de priorizar o outro, alguns fatores podem estar escondidos: a base de tudo reside em não saber quais são as próprias necessidades – o que a faz embarcar nas do outro. Também há o padrão de comportamento comum onde se aprendeu que, se não priorizar o outro corre-se o risco de perder o amor e a atenção dele. Ou, ainda, você tem a crença de que é egoísmo se priorizar ou que atender suas necessidades não é tão importante assim.

 

O PROCESSO TERAPÊUTICO E AS NECESSIDADES

Em um primeiro momento, pode parecer simples saber quais são suas necessidades, mas quando você começa a refletir e se questionar de verdade, percebe que não tem tanta clareza assim. Foi isso que aconteceu comigo quando vivi meu processo de burnout, eu estava vivendo tanto no ‘piloto automático’ que em uma sessão de terapia, quando minha terapeuta me perguntou do que eu gostava, o que era importante para mim, eu não sabia responder. Nesse momento eu entendi o problema que eu estava vivendo e precisei realmente entrar em coMtato comigo para conseguir responder essas simples preguntas.

Essa é a importância de um processo terapêutico, te ajudar a encontrar as respostas que já estão dentro de você mesma!

Não é à toa que o segundo pilar do meu Método coMtato é Necessidades, onde através de ferramentas poderosas você descobre o que é importante para você, o que te faz bem e o que não faz e entende que, ao se colocar como prioridade na sua vida, todos os demais aspectos se transformam. Você vai estar mais inteira em todos os seus relacionamentos, sem demandar que o outro supra suas necessidades, sua energia vai estar mais equilibrada e você começa a atrair o que deseja para a sua vida.

 

EXERCÍCIO SOBRE NECESSIDADES

Para encerrar, vou te propor um exercício simples. Liste entre 10 a 20 necessidades suas, sem julgamento e que dependam exclusivamente de você. Depois de lista-las, coloque ao lado de cada uma delas, como você vai fazer para atender essas necessidades. Se precisar de ajuda, me manda um direct pelo Instagram @flavia.tavares que eu converso com você.