Categorias
Método coMtato

SÍNDROME DA IMPOSTORA: O QUE É E COMO IDENTIFICAR

A síndrome da impostora é um distúrbio psicológico que se caracteriza por um sentimento persistente de inadequação e de não pertencimento. Pessoas com síndrome da impostora costumam se sentir como se estivessem enganando os outros e que não são realmente boas em nada. Elas também podem ter dificuldade em aceitar elogios e creditam seu sucesso à sorte ou a fatores externos.

COMO SE MANIFESTA E ORIGENS DA SÍNDROME DA IMPOSTORA

A síndrome da impostora pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres e em pessoas que estão iniciando uma nova carreira ou enfrentando desafios. Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome da impostora, como:

  • Críticas Excessivas na infância: crianças que são constantemente criticadas pelos pais ou pelos outros adultos podem desenvolver uma visão negativa de si mesmas. Elas podem começar a acreditar que não são boas o suficiente e que nunca serão capazes de fazer nada certo. Isso pode levar ao desenvolvimento da síndrome da impostora, na vida adulta.
  • Perfeccionismo: pessoas perfeccionistas podem ser mais propensas a desenvolver a síndrome da impostora. Isso porque elas estabelecem um nível de exigência muito alto para si mesmas e estão sempre preocupadas em não cometer erros. Quando não conseguem atingir seus próprios padrões, podem se sentir ‘falhando’ ou como se fossem uma fraude.
  • Medo de fracasso: pessoas que têm medo de fracassar podem ser fortes candidatas a desenvolver a síndrome da impostora. Isso porque elas evitam desafios e situações novas, pois têm medo de fracassar e de serem julgadas pelos outros. Isso pode levar a uma vida de autossabotagens e a uma sensação de inadequação.
  • Baixa Autoestima: pessoas com baixa autoestima também estão na lista a desenvolver a síndrome da impostora. Isso porque elas não acreditam em si mesmas e em suas habilidades. Elas têm uma visão negativa de si mesmas e estão sempre preocupadas com a opinião dos outros sobre ela. O que pode levar a sensações de inadequação e de não pertencimento.
COMO LIDAR COM A SÍNDROME DA IMPOSTORA?

Se você acha que pode estar sofrendo de síndrome da impostora, existem algumas coisas que você pode fazer para lidar com essa situação.

  • Identifique os seus pensamentos e comportamentos negativos. O primeiro passo é identificar os seus pensamentos e comportamentos negativos que estão relacionados à síndrome da impostora. Quando você se pegar pensando coisas como “Eu não sou boa o suficiente” ou “Eu vou falhar”, pare e questione esses pensamentos. Será que eles são realmente verdadeiros? Volte no tempo e relembre tudo que já deu certo na sua vida e verá que esses pensamentos são infundados.
  • Reforce sua autoestima. Uma das melhores maneiras de lidar com a síndrome da impostora é reforçar sua autoestima. Isso significa o reconhecimento de suas forças, capacidades, conquistas e realizações. Optar por tudo que faz você se sentir bem consigo mesmo, como praticar atividades físicas, passar tempo com amigos e familiares, ou fazer algo que você goste, também ajudam a fortalecer sua autoestima.
  • Peça ajuda profissional. Se você está lutando para lidar com a síndrome da impostora, pode ser uma boa ideia pedir ajuda profissional. Um terapeuta qualificado pode ajudá-la a identificar os pensamentos e comportamentos negativos que estão alimentando o problema e, juntos, desenvolverem estratégias para você transformá-los em padrões comportamentais positivos e alinhados com os seus significados e valores.
VOCÊ RECONHECE SUAS QUALIDADES, DONS E TALENTOS PESSOAIS?

Se você está com dificuldade para responder a essa pergunta, aqui estão algumas dicas:

  • Faça uma lista de suas habilidades e realizações.
  • Pense em coisas que você gosta de fazer e que você é bom.
  • Peça feedback de amigos, familiares e colegas.

É importante lembrar que cada um de nós possui qualidades, dons e talentos únicos. Não se compare aos outros e não se cobre demais. Foque em seus próprios objetivos e realizações, e celebre suas vitórias sempre..

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA

Se você está se sentindo como uma impostora, saiba que você não está sozinha. A síndrome da impostora é um problema comum, mas é possível superá-lo. O seu comprometimento com o seu processo de autoconhecimento, permite que você desenvolva a confiança em si mesma e alcance seus objetivos.

Siga meu perfil no Instagram @flavia.tavares para mais conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e vida plena depois dos 50 anos.