Hoje quero falar sobre algo que todas nós já enfrentamos em algum momento: o término de um relacionamento. Seja um namoro, casamento ou até mesmo uma amizade profunda, a dor da separação pode ser avassaladora. Mas calma, não estamos sozinhas nessa jornada. Vamos conversar sobre algumas reações comuns que devemos evitar para superar esse momento delicado.
1. Stalkear
Sim, eu sei que a curiosidade é grande. Queremos saber o que o ex está fazendo, com quem está saindo e se está sofrendo tanto quanto nós. Mas a verdade é que ficar stalkeando nas redes sociais só prolonga a agonia. Afinal, o que você vai ganhar com isso? Mais tristeza e ansiedade, aumentando o seu sofrimento. Então, respire fundo e desapegue do botão de seguir.
2. Fingir que está bem
Quantas vezes já sorrimos quando, por dentro, estamos desmoronando? É normal querer parecer forte e independente, mas não há problema em admitir que estamos machucadas. Chorar, desabafar com uma amiga ou até mesmo procurar um terapeuta são atitudes saudáveis. É importante vivenciar as diversas fases do luto de uma separação, entrando em coMtato com as emoções que cada uma provoca. Só assim poderemos, verdadeiramente, superar o término e nos abrirmos para um novo relacionamento.
3. Provocar
Às vezes, a raiva e a mágoa nos fazem querer provocar o ex. Mandar mensagens ácidas, fazer comentários sarcásticos ou até mesmo flertar com outras pessoas para causar ciúmes. Mas lembre-se: não é isso que vai te trazer paz. A ‘vingança’ e a provocação só perpetuam e alimentam o ciclo de dor. Foque em cuidar de si mesma e deixe o passado para trás.
4. Revisitar Lugares Especiais
É tentador voltar aos lugares onde compartilhamos momentos felizes com o ex. Mas isso só reaviva as lembranças e dificulta a superação. Evite revisitar esses locais por um tempo e concentre-se em criar novas memórias.
5. Isolamento
Às vezes, nos fechamos para o mundo após um término, o que pode ser importante por um período. Evitamos amigos, nos afastamos das atividades que amamos e ficamos reclusas em nossa casa e no nosso mundo interno. O isolamento prolongado, também prolonga a tristeza. Busque apoio, saia com pessoas queridas e mantenha-se ativa.
É, sei que não é fácil, mas lembrem-se de que o tempo é nosso aliado. Permitam-se sentir, aprender e crescer com essa experiência. E, acima de tudo, sejam gentis consigo mesmas. Todas merecemos amor e felicidade, mesmo após um término. Depois de um ‘game over’, existe sempre um ‘play again’.
Com carinho e escuta, Flávia Tavares